EaD no processo pedagógico e tecnológico
A educação a distância surge oficialmente no Brasil através da Lei nº 9.394/1996 e do Decreto-Federal nº 5.622/2005. Hoje várias são as instituições de ensino superior brasileiras credenciadas para oferta de diversos cursos de graduação e pós-graduação lato sensu a distância. Por fim o aluno tem seu diploma registrado na forma da lei, não sendo mais necessário ter dúvida se tal curso a distância é realmente reconhecido e eficaz. A EaD passa por três gerações na história, primeiramente os cursos surgem no início do século XIX e são por correspondências, depois iniciam em universidades abertas e novas mídias a partir da década de 1970 e com o desenvolvimento da internet a partir da década de 1990 surge a EaD on-line que atua em instituições de ensino a distancia, futuramente a EaD tende para os mundos virtuais 3D, games e móbile learning.
A educação a distância surge oficialmente no Brasil através da Lei nº 9.394/1996 e do Decreto-Federal nº 5.622/2005. Hoje várias são as instituições de ensino superior brasileiras credenciadas para oferta de diversos cursos de graduação e pós-graduação lato sensu a distância. Por fim o aluno tem seu diploma registrado na forma da lei, não sendo mais necessário ter dúvida se tal curso a distância é realmente reconhecido e eficaz. A EaD passa por três gerações na história, primeiramente os cursos surgem no início do século XIX e são por correspondências, depois iniciam em universidades abertas e novas mídias a partir da década de 1970 e com o desenvolvimento da internet a partir da década de 1990 surge a EaD on-line que atua em instituições de ensino a distancia, futuramente a EaD tende para os mundos virtuais 3D, games e móbile learning.
As instituições de ensino a distancia que trabalham com a EaD utilizam-se de duas ferramentas, sendo uma delas síncronas como chat, vídeo conferência, web conferencia, encontros em mundo virtuais e games multiusuários, cuja relação em que os participantes devem estar conectados no mesmo período de tempo. Já as ferramentas assíncronas se destacam em fórum de discussão, exercícios, questões, projetos e web quest, cuja relação são as interações ocorrem sem dia e horário definido.
A EaD exige que o aluno torne-se criativo, crítico, pesquisador, desenvolva trabalhos colaborativos e abandone de vez a atitude de ler e decorar. Já o professor-tutor a distância, deve interagir com os alunos, professores presenciais e a distancia, sempre auxiliando nas pesquisas e esclarecendo dúvidas.
A partir da criação deste blog passei a interagir com mais frequencia nos blogs dos colegas a procura de novas informações e sempre tem alguma notícia ou comentário que nos deixa interligado a relatar sempre mais e mais. Através dessas interações é possível acompanhar como as pessoas abordam o assunto sobre EaD e qual parte da educação e da tecnologia é mais discutida e comparada com a realidade que as pessoas vivem. Percebi também que tudo os alunos procuram comparar para saber se será útil em seu dia a dia, seja uma informação ou uma nova ferramenta.
Nesse sentido acredito que a EaD tem um papel muito extenso, formar não só alunos, mas sim futuros profissionais que aplicam o que aprenderam no mercado de trabalho.
Educação nas Empresas
Outra forma do ensino à distância se manifestar são nas empresas, que para manter o seu desenvolvimento é preciso investir, não apenas em maquinários, mas também em funcionários. É ai que entra a EaD. A educação corporativa passou a ser uma ferramenta de extrema importância onde a própria empresa oferece cursos para adquirir um melhor desempenho de mão de obra qualificada aos funcionários, sejam eles em níveis hierárquicos: operacional, supervisão, gerência e diretoria. Com isso a empresa desenvolve sua cultura corporativa e ainda diminui custos.
A EaD esta presente em todos os ambientes seja em organizações ou instituições educacionais ou não, o conceito é um só interação, criação, colaboração.
Conheci a EAD a pouco tempo, melhor dizendo, ouvi falar dela a cada dia mais a pouco tempo, porque existir ela já existe há um tempão. Tenho plena consciência e acredito nesta modalidade de ensino, que está sendo muito debatida no momento.
ResponderExcluirComo você mesma disse, não há mais a necessidade deste tipo de ensino ser duvidoso quanto a eficácia, mas mesmo assim continua sendo.
É preciso que haja uma conscientização, não sei nem se é esta a palavra correta, para que uma grande população entenda corretamente como ela funciona, não tendo somente como objetivo lucros, mas qualidade no processo de aprendizagem.
Olá Roberta,
ResponderExcluirA chave para sanar toda essa dúvida é a divulgação da EaD através das instituições de ensino e da mídia. Assim a população passa a conhecer melhor e acreditar em uma nova política de ensino.
Concordo, as empresas acreditam que o aluno que consegue se formar a distância tem muito mais compromisso, seriedade com seus estudos e sendo assim sabe administrar melhor seu tempo e o lado profissional.
ResponderExcluirOs alunos que procuram a EAD precisam ser autônomos e que busque seus conhecimentos. E que realmente conheçam essa modalidade, para não causar expectativas irreais como por exemplo "ser mais fácil".
ResponderExcluirRealmente a educação a distância está crescendo a cada ano no Brasil e no mundo. Os dados estatísticos apresentados já comprovam isso.
ResponderExcluirFalta apenas aos alunos perceberam que, na relação de ensino vs aprendizagem da Educação a Distância, eles precisam ser mais autônomos e pró-ativos, procurando se empenhar mais em desenvolver as atividades e na rotina diária de estudos.
Acredito que o nosso maior desafio é caminhar para um ensino e uma educação de qualidade, que desenvolva o ser humano nos aspectos sensorial, intelectual, emocional ,ético e tecnológico. Precisamos como educadores ajudar a tornar significativas as informações adquiridas pelas tecnologias, ensinar a escolher a verdadeiramente importante entre tantas possibilidades.
ResponderExcluirÉ notório o crescimento desta modalidade de ensino no Brasil e no mundo! A tecnologia proporciona cada vez mais ferramentas que contribuem para o processo de ensino-aprendizagem de qualidade. Como educador, nosso papel é desenvolver a habilidade de nossos alunos serem autonomos e gerenciarem o próprio processo de educação e alcançarem assim seus objetivos profissionais ou pessoais.
ResponderExcluirHá uma premente necessidade da mudança do pensamento atual coletivo a respeito a EaD, temos que trabalhar duramente para acabar com este preconceito, bem como também uma mudança efetiva tanto por parte de alunos quanto de professores.
ResponderExcluirHá ainda nas escolas o predomínio do modelo disciplinar, centrado no professor. Não podemos reduzir os momentos de ensinamento apenas dentro de uma sala de aula. O foco agora deverá ser maior nos alunos, que deverão ter uma atitude proativa e autônoma.
A Educação a Distância tem muita qualidade sim. Por trás também podemos destacar a intensidade do compromisso e dedicação de cada aluno.
Está lançado o desafio. Mãos à obra!
Olá, pessoal!
ResponderExcluirComo disse nosso colega André é preciso reverter o foco da educação da "quantidade" para a educação da "qualidade".E a qualidade em EaD está diretamente ligada a mediação pedagógica.
Olá Gisele, concordo com você e a acredito que a educação corporativa passou a ser uma ferramenta fundamental na empresa, onde oferece cursos para adquirir um melhor desempenho de mão de obra qualificada aos funcionários, ganhando assim vantagem competitiva no mercado.
ResponderExcluirOI GISELE, gostei muito do seu blog, muitas pessoas com certeza irão se aprofundar neste assunto da EaD e mesmo sem saber você pode ter incentivado alguns empresários a investir em seus colaboradores.
ResponderExcluirUM ABRAÇO,
Bety Sch.