Marketing Verde : Ferramenta de Gestão Ambiental nas Empresas
O Marketing Ambiental pode ser assimilado pelas empresas como uma ferramenta estratégica, onde a gestão organizacional adotará princípios e valores que refletirão na cultura e desenvolvimento da empresa.
O Marketing Ambiental passa a ganhar espaço em toda mídia a partir do momento em que o mundo desperta para a escassez dos recursos naturais e do grande impacto ambiental causado pelo homem. Esse fato faz com que as grandes empresas mostrem sua preocupação sócio-ambiental e incluam em suas estratégias corporativas. As ações sociais e ambientais estão ligadas diretamente aos meios de comunicação como jornais, revistas, outdoors, entre outros a fim de passar uma imagem de empresa ambientalmente responsável em todas as suas atividades. Para isso a organização possui o marketing verde que é uma ampla adoção de políticas ambientais, que vão desde a coleta da matéria-prima até sua disposição, sem deixar de citar a busca pelo lucro com responsabilidade ambiental.
O processo de reconstrução da imagem de uma empresa é demorado, pois não pode ter nenhuma falha em seu comportamento ambiental. Constata-se que as expectativas da população quanto ao verde esta em constante mudança, e por isso a empresa deve adotar um comportamento pró-ativo, sempre estar aperfeiçoando suas políticas ambientais para que não seja retratada na mídia como ambientalmente irresponsável.
Ao implantar uma política ambientalmente correta a organização procura minimizar os impactos ambientais negativos, maximizar os impactos ambientais positivos, reduz custos e desperdícios, reduz o passivo ambiental, propaga a sustentabilidade aos recursos naturais e atendendo a legislação vigente consegue obter certificações ambientais e florestais, além de fazer a divulgação do Marketing Ambiental através do seu Balanço Social.
As organizações precisam entender que ao implantar as políticas ambientais terão mais vantagens do que desvantagens contribuindo para a satisfação de seus consumidores e garantindo a preservação ambiental.
Diante disso, o marketing verde é uma ferramenta de gestão ambiental que atua como um mecanismo a fim de promover o consumo consciente e uma sustentabilidade ambiental responsável.
Olá Gisele.
ResponderExcluirAs empresas que não adotarem gradativamente as mudanças de pensamento orientadas ao desenvolvimento sustentável estão cada vez mais propensas e perder espaço no mercado. As forças de um marketing ambiental bem planejado impulsionarão o tão desejado patamar sustentável financeira e de responsabilidade social, hoje importante fator de escolha pela marca A ou B.