sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Marketing Ambiental

O Marketing Ambiental ganhou destaque no final de 1980 e início de 1990 através das propagandas. Um dos desafios do Marketing Ambiental é a falta de normas sobre a importância do “verde” na sociedade. Neste caso as atribuições do verde recaem sobre consumidores e fornecedores. Esta preocupação tem levado empresas a elaborar ou rever suas políticas internas questionando qual o impacto que seus produtos e serviços causam na natureza. 
Este tipo de marketing não abrange  somente os tipos de reciclagem e tipos de reutilização de produtos,  trabalha  com a conscientização das pessoas para que consumam produtos e serviços de forma que tenha o mínimo possível de impacto sobre o meio ambiente. 

sábado, 17 de setembro de 2011

Marketing Verde : Ferramenta de Gestão Ambiental nas Empresas

O Marketing Ambiental pode ser assimilado pelas empresas como uma ferramenta estratégica, onde a gestão organizacional adotará princípios e valores que refletirão na cultura e desenvolvimento da empresa.
O Marketing Ambiental passa a ganhar espaço em toda mídia a partir do momento em que o mundo desperta para a escassez dos recursos naturais e do grande impacto ambiental causado pelo homem. Esse fato faz com que as grandes empresas mostrem sua preocupação sócio-ambiental e incluam em suas estratégias corporativas. As ações sociais e ambientais estão ligadas diretamente aos meios de comunicação como jornais, revistas, outdoors, entre outros a fim de passar uma imagem de empresa ambientalmente responsável em todas as suas atividades. Para isso a organização possui o marketing verde que é uma ampla adoção de políticas ambientais, que vão desde a coleta da matéria-prima até sua disposição, sem deixar de citar a busca pelo lucro com responsabilidade ambiental.
O processo de reconstrução da imagem de uma empresa é demorado, pois não pode ter nenhuma falha em seu comportamento ambiental. Constata-se que as expectativas da população quanto ao verde esta em constante mudança, e por isso a empresa deve adotar um comportamento pró-ativo, sempre estar aperfeiçoando suas políticas ambientais para que não seja retratada na mídia como ambientalmente irresponsável.
Ao implantar uma política ambientalmente correta a organização procura minimizar os impactos ambientais negativos, maximizar os impactos ambientais positivos, reduz custos e desperdícios, reduz o passivo ambiental, propaga a sustentabilidade aos recursos naturais e atendendo a legislação vigente consegue obter certificações ambientais e florestais, além de fazer a divulgação do Marketing Ambiental através do seu Balanço Social.
As organizações precisam entender que ao implantar as políticas ambientais terão mais vantagens do que desvantagens contribuindo para a satisfação de seus consumidores e garantindo a preservação ambiental.
Diante disso, o marketing verde é uma ferramenta de gestão ambiental que atua como um mecanismo a fim de promover o consumo consciente e uma sustentabilidade ambiental responsável.